Manifesto Movimento Maker

Faça

Fazer é fundamental para o que significa ser humano. Nós devemos fazer, criar e nos expressar para nos sentirmos inteiros. Há algo único em fazer coisas físicas. Essas coisas são como pequenos pedaços de nós e parecem incorporar porções de nossas almas.

Compartilhe

Compartilhando o que você fez e o que você sabe sobre fazer com os outros é o método pelo qual um maker se sente ralizado. Você não pode fazer e não compartilhar.

Presenteie

Há poucas coisas mais altruístas e satisfatórias do que dar algo que você fez. O ato de fazer coloca um pequeno pedaço de você no objeto. Dando isso para outra pessoa é como dar a alguém um pequeno pedaço de si mesmo. Tais coisas muitas vezes são os itens mais estimados que possuímos.

Aprenda

Você deve aprender a fazer. Você deve sempre procurar aprender mais sobre sua criação. Você pode se tornar um viajante ou mestre artesão, mas você ainda aprenderá, desejará aprender e impulsionarar-se a aprender novas técnicas, materiais e processos. Construir um caminho de aprendizagem ao longo da vida garante uma vida rica e recompensadora e, mais importante, permite compartilhar.

Equipe-se

Você deve ter acesso às ferramentas certas para o projeto em mão. Invista e desenvolva acesso local às ferramentas que você precisa para fazer o que você quer fazer. As ferramentas para fazer nunca foram mais baratas, mais fáceis de usar ou mais poderosas.

Divirta-se

Seja brincalhão com o que você está fazendo, e você ficará surpreso, animado e orgulhoso do que você descobrir.

Participe

Junte-se ao Movimento Maker e alcance os que estão por perto de você e que estão descobrindo a alegria de fazer. Realize seminários, festas, eventos, dias Makes, feiras, exposições, aulas e jantares com e para os outros Makers em sua comunidade.

Apoie

Este é um movimento, e requer emocional, intelectual, apoio financeiro, político e institucional. A melhor esperança para melhorar o mundo somos nós, e somos responsáveis ​​por fazendo um futuro melhor.

Mude

Abrace a mudança que ocorrerá naturalmente à medida que você atravessa sua jornada de criador. Uma vez que fazer é fundamental para o que significa ser humano, você se tornará uma versão mais completa de você enquanto faz.


Texto traduzido do livro The Maker Movement Manifesto:
Rules for Innovation in the New World of Crafters, Hackers, and Tinkerers.

Livro